Joanete
O joanete, como é conhecido a deformidade do hálux valgo, ocorre quando há o desvio do primeiro dedo do pé e quando progride pode acometer os dedos menores.
Várias são as causas dessa alteração e embora seja mais comum em mulheres, os homens também podem ser acometidos.
História como hereditariedade (se a mãe/avó também tem), genética e uso de calçados inadequados podem estar envolvidos na formação do joanete.
O paciente apresenta deformidade, dor na proeminência do dedo, dificuldade de usar alguns calçados (isso pode até comprometer sua atividade física), calos e dor embaixo dos dedos são alguns dos sinais e sintomas que podem estar presentes.
O diagnóstico é realizado através de um exame fisico e exames de imagem (RX) que possa avaliar o grau de desvio do dedo. Após o exame podemos classificar essa deformidade em leve, moderada ou grave e traçar o tratamento ideal para o paciente.
Quando o desvio é leve podemos iniciar um tratamento paliativo, com medidas que podem ajudar, mas que não irão corrigir a deformidade nem impedir progressão da mesma.
Para tratamento da dor e da deformidade apenas o tratamento cirúrgico que, se realizado de maneira percutânea (através de mini incisões na pele) oferece um melhor pós operatório , melhor recuperação, menos sangramento, o paciente pode pisar no chão logo após com orientação de uma sandália específica e tem seu retorno as suas atividades dentro de poucas semanas.